Proposta pedagógica

Pautado na Lei de Diretrizes e Base nº 9394/96 e inspirado nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, o Colégio Pontual desenvolve sua Proposta Pedagógica objetivando o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação no mercado de trabalho.

De orientação humanista, investe em um ensino amplo e moderno que combina excelência acadêmica e responsabilidade social. Com o principal propósito de conferir a liberdade de manifestação do pensamento, da crítica, da emoção e da imaginação – elementos necessários para que o estudante seja protagonista de seu processo de aprendizagem.

Temos como princípio filosófico a formação para a cidadania como exercício cotidiano de apropriação de direitos sociais conquistados e a construção de formas de interação entre pessoas e grupos, com o objetivo de promover um sentido coletivo de qualidade de vida.

Através de relações pautadas na democracia acreditamos que valores como cooperação, solidariedade e companheirismo são importantes para proporcionarem respeito incondicional ao ser humano no seu desenvolvimento pessoal e coletivo. Assim, faz parte do nosso cotidiano a sistematização do conhecimento e o processo de humanização resgatando o lúdico, o espontâneo e o prazer de aprender.

Nossas bases teóricas para estruturarmos nossa linha de ação em sala de aula se fundamentam na Psicologia Cognitiva através da teoria Construtivista de Jean Piaget, Sociointeracionista de Vygotsky, da Pessoa Total de Henry Wallon e da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Tal abordagem favorece a formação de pessoas autônomas, críticas e livres em seu processo criativo, capazes de tomarem decisões diante da vida.

Educação Infantil

A Educação Infantil marca a entrada da criança no primeiro grupo social externo à família. No Colégio Pontual, essa inserção é acolhedora, cercada de cuidados que permitem a construção de vínculos de confiança e afeto, gerando o sentimento de segurança. Saiba mais

Ensino Fundamental Anos Iniciais

No Ensino Fundamental I, a Escola se preocupa em proporcionar aos educandos condições para o desenvolvimento de um ambiente letrado, estimulando no aluno o gosto pela leitura e escrita e contribuindo para ampliar sua visão de mundo. Saiba mais

Ensino Fundamental Anos Finais

É nesta etapa da vida escolar que ocorre a passagem da infância para a adolescência, portanto, é uma fase que se apresenta com muitas singularidades, acentuadas pela puberdade, período em que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas postulando maior atenção a cada educando como pessoa. Saiba mais

No Ensino Médio, a Escola divide o processo de aprendizagem em três etapas:

1ª Etapa: momento em que o professor desenvolve o conteúdo utilizando os recursos necessários.

2ª Etapa: atividades para resolução do aluno com ajuda do professor, permitindo ao professor mudanças de rumo em sua prática pedagógica.

3ª Etapa: Desenvolvendo hábitos de trabalho e persistência. Atividades para resolução do aluno como desafio, desta vez nenhuma ajuda do professor. Saiba mais

N

Formação completa

Artes na teoria e na prática

Mais do que fazer o estudante compreender o mundo e a história da Arte, o Colégio Pontual promove o experimento e a descoberta artística de cada um através da tecnologia e interdisciplinaridade.

Educação física para a vida

Educação Física, para o exercício do corpo e da mente; do respeito mútuo e individual.

Enviar via WhatsApp